6 passos antes de migrar para o PABX Virtual
Um PABX virtual é uma solução em telefonia totalmente gerenciada, armazenada e mantida na internet através de tecnologia de computação em nuvem, ao invés de um equipamento físico no local.
Atualmente muitas empresas estão migrando para essa nova solução de telefonia, pois ela conta com muitas vantagens, ainda mais em nosso país que os custos em telefonia não são nada barato.
Com essa grande riqueza de recurso, realmente é muito favorável migrar sua antiga central telefônica para um novo sistema de PABX virtual.
Mas antes de fazer a implantação dessa nova solução que integra os conceitos de telefonia convencional com o que há de mais avançado em tecnologia IP, é importante averiguar as condições da sua empresa antes de contratar um fornecer que prometeu uma solução projetada de acordo com as necessidades de sua empresa.
1 – Verifique a qualidade de sua internet
Para que seu serviço de VoIP tenha um bom desempenho, você precisa verificar se possui um serviço de internet rápido e confiável. Sem uma boa internet, seu serviço de PABX virtual pode não funcionar perfeitamente.
Conforme as conexões de internet e a velocidade de download e upload ficaram melhores e mais robustas, ficou muito mais fácil para as empresas migrar para os sistemas de VoIP.
O ideal é que sua empresa tenha uma conexão de internet com um Link Dedicado que garante o tráfego de voz com qualidade garantida.
Também é necessário contar com uma Banda de internet que atende com a quantidade de chamadas de telefone, tanto para as chamadas recebidas e chamadas realizadas, além de contar que sua empresa precisa usar a internet.
2 – Analise se seu sistema telefônico é compatível
Antes de migrar para o VoIP hospedado, você precisa se certificar que possui um sistema compatível com o VoIP. Uma vez que o VoIP hospedado usa sua internet para efetuar e receber chamadas, seus equipamentos precisam ser compatíveis com a internet. Seu fornecedor de PABX virtual deve ser capaz de ajudá-lo com qualquer equipamento adicional que você venha a precisar.
Existem muitos recursos disponíveis para sistemas de PABX virtual, como chamada de vídeo, registro de telefone, chamadas em espera, ramais, transferências, contatos e correio de voz, que dependem da compatibilidade do seu equipamento .
3 – Configure antes de começar a operar
Os clientes que ligam para sua empresa julgarão a qualidade do seu serviço baseados em sua experiência de chamada. Portanto, certifique-se de que seu sistema telefônico está configurado adequadamente, incluindo os ramais para onde os chamadores serão encaminhados, música de espera, as saudações gravadas e qualquer música de fundo, se possuir ramais moveis, verificar se estão configurados adequadamente, ou seja, tudo precisa estar corretamente configurado antes da utilização.
4 – Aproveite a mobilidade
Com o PABX virtual, as comunicações empresariais também podem se expandir para laptops e smartphones, não ficam atreladas em um ambiente fixo da empresa. Com esse sistema de telefonia na nuvem seus funcionários terão mais mobilidade corporativa podendo trabalhar remotamente. bastando apenas ter acesso a internet para conectar seus dispositivos móveis, um modelo que tem se tornado tendência no mercado.
Recomendamos que seus funcionários estejão devidamente treinados para usar o VoIP remotamente de forma que realmente tragam melhor produtiva e que sua empresa saiba como obter o melhor desta vantagem.
5 – Cheque sua estrutura de rede
Se você conta com uma central de telefonia antiga provavelmente terá que reaver sua rede de conexões.
É comum que componentes de rede deficientes tragam problemas com a qualidade de voz. Para evitar problemas atribuídos a esses componente planeja atualizar sua rede para garantir que ela suporte o tráfego de VoIP e que você não vai perder tempo e dinheiro a longo prazo.
Caso você não tenha certeza de quais componentes precisam ser atualizados, verifique a possibilidade de habilitar um QoS em sua rede interna.
6 – Avalie a habilidade de sua equipe para utilizar o PABX Virtual
É essencial que sua equipe esteja bem treinada antes de migrar para o PABX em nuvem. Imagine a dor de cabeça que seria ter um novo sistema cujos usuários têm pouco conhecimento e, consequentemente, são incapazes de utilizá-lo de forma eficiente. Recomendamos que você treine seus funcionários, solicite um treinamento para o consultor responsável.
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