comunicações na nuvem

Comunicações na nuvem devem ser estratégia das empresas

Os serviços em nuvem têm um significado amplo e, por enquanto, a ideia principal é que os serviços sejam hospedados em um data center e executados em uma infraestrutura da Internet.

Até recentemente, esses serviços eram centrados em dados, mas com a evolução do VoIP, a voz começou a fazer parte do fenômeno da nuvem. E a TMC Telecomunicação oferece soluções em telefonia IP adequada para as pequenas e médias empresas para ajudar com suas comunicações na nuvem.

Embora a nuvem não seja bem compreendida pela maioria das empresas, essa tendência é uma boa notícia para todas as formas de comunicação, principalmente de voz. A análise a seguir explica isso ainda mais, juntamente com o que representa para as PMEs.

O gigante Google é referência em Comunicações na nuvem

O principal impulsionador nesse contexto é o Google e seu recente impacto nas comunicações baseadas na Web. Com a pesquisa on-line saturada, o Google se deslocou para esse espaço de crescimento, com os exemplos mais importantes sendo o Google Apps, o Google Voice e o Google Drive. O Google realmente é o operador de nuvem mais bem sucedido e comprovou a viabilidade de aplicativos baseados na Web em grande escala. Com esses exemplos específicos, eles mostraram como os aplicativos de comunicação baseados na Web podem ser fornecidos a partir da nuvem.

Isso teve duas implicações importantes para o cenário mais amplo. Primeiro, eles demonstraram que uma plataforma baseada em nuvem pode ser tão eficaz quanto uma plataforma baseada em software, mas a um custo muito menor. Como resultado, a Microsoft agora está se movendo para oferecer seus serviços em uma plataforma baseada em nuvem, algo que eles nunca teriam considerado anteriormente. Quando essas duas empresas seguem o mesmo caminho, você sabe que a nuvem chegou e, se for bom o suficiente para elas, é bom o suficiente para pequenas e médias empresas.

Telefonia na nuvem

Segundo, se os serviços de voz podem ser fornecidos a partir da nuvem, o conceito de telefonia hospedada se torna mais poderoso. Em vez de depender de um provedor de serviços baseado em instalações para VoIP hospedado, as PMEs também podem se voltar para uma oferta baseada em nuvem. Isso significa que eles podem ir além das operadoras locais ou regionais e adotar a melhor abordagem para encontrar o serviço de nuvem correto que atenda às suas necessidades.

Em graus variados, as empresas conseguiram fazer isso para serviços de TI, mas não para telecomunicações. O que torna as comunicações na nuvem tão atraentes aqui é a ideia de que a nuvem agora pode se tornar uma plataforma para todos os modos – voz, dados e vídeo. A maioria dos serviços hospedados foi construída em torno de voz e geralmente é chamada de VoIP hospedado. A comunicação em nuvem é um conceito mais rico e é viável porque esse ambiente serve como uma plataforma na qual todos esses modos podem funcionar perfeitamente e integrados.

Uma verdadeira força das comunicações na nuvem é sua flexibilidade. Se as PMEs só querem telefonia, elas podem fazer isso. Eles podem facilmente adicionar os outros modos e, à medida que o fazem, o valor da plataforma se torna maior. A voz não existe aqui isoladamente. Com todos os modos sendo hospedados em uma infraestrutura comum, os aplicativos se tornam mais úteis para as empresas, especialmente quando integrados a seus aplicativos de negócios. Ou seja, se uma empresa estiver sendo executada na Microsoft, ela poderá ser hospedada na nuvem junto com todos os aplicativos de comunicação, facilitando a integração desta última com agendas, catálogos de endereços, etc.

Nem todo negócio precisa disso, ou até pensa assim. No entanto, o objetivo é mostrar que a nuvem está surgindo agora como uma alternativa genuína para o serviço de telefonia comercial. O Google – e, em menor grau, a Microsoft – trouxe tanto reconhecimento quanto credibilidade à comunicação na nuvem.

Para pequenas e médias empresas, isso significa escolhas mais poderosas, não apenas para VoIP, mas todos os outros modos e aplicativos que agora estão sob o guarda-chuva da comunicação unificada.

Outro ponto importante de usar serviços para comunicações na nuvem é sua flexibilidade. As empresas podem adicionar outros serviços sempre que quiserem, além de dimensionar o uso para corresponder exatamente às suas necessidades.

Esse é o aspecto sobre demanda dos serviços em nuvem, o que significa que as empresas nunca gastam mais do que precisam, seja adicionando ou reduzindo equipes ou estruturas.

O ponto crucial para usufruir dos serviços na nuvem é uma boa internet, com banda que atende a demanda da empresa. A TMC Telecomunicações tem soluções personalizadas de link dedicado que proporciona uma conexão a internet com mais qualidade e simétrica.

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *